Não é novidade que a prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde. Eles vão desde melhora na resistência física, fortalecimento dos ossos, melhor controle do peso até redução do risco de desenvolver doenças do coração e depressão. Mesmo com tantos benefícios comprovados, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS 2015) ainda 1 em cada 4 adultos não é ativo, e mais de 80% dos adolescentes são pouco ativos.
Diferente do exercício, que é planejado, estruturado e repetido; atividade física é definida como qualquer movimento que gasta energia. Isso inclui atividades como tarefas domésticas, um passeio com o cachorro, subir escadas, etc. Mas então, quanto de atividade física seria necessário para tornar-se ativo e obter benefícios para saúde?
Existem diferente recomendações, mas a maioria fica em torno de 150 minutos de atividade física de intensidade moderada durante a semana, que equivalem a 30 minutos em pelo menos 5 dias na semana. Para quem gosta de um ritmo mais intenso, 20 minutos diários somado a atividades rotineiras seriam suficientes.
Por isso, garantir o mínimo de atividade física necessária é essencial. Algumas pequenas atitudes diárias são válidas.
* Andar ao invés de arrastar as rodinhas da cadeira no trabalho;
* Trocar o elevador ou escadas rolantes pelas escadas fixas;
* Passear com o cachorro diariamente;
* Abandonar o carro e ir a pé ou de bicicleta a locais próximos
Dessa forma a atividade física se incorpora na rotina de forma natural e é possível começar a conquistar mais saúde, mesmo com “apenas” 30 minutos por dia.