Você também está trabalhando em home office? Nesse caso, é possível que seu ambiente não seja ergonomicamente configurado e você pode estar sofrendo com dores ou desconforto constante.

Há conveniências de trabalhar em casa, mas há fatores que podem afetar nosso bem-estar e desempenho, como os aspectos ergonômicos. A ergonomia envolve interação física entre as pessoas e seu ambiente de trabalho, adaptando as tarefas e recursos ao trabalhador.

Talvez esteja acostumado a responder a e-mails na mesa da cozinha ou passar o fim de semana ocasional escrevendo um relatório no computador de casa. Pode se sentir bem nas primeiras semanas, mas trabalhar em modo home office dia após dia, durante semanas ou meses, é muito diferente de fazê-lo por um curto período.

Descansar, seja no sofá ou na cama, enquanto trabalha pode realmente levar a problemas musculoesqueléticos, especialmente quando se torna normal à medida que você continua. Seu sofá e sua cama, embora confortáveis no momento são locais inadequados para passar oito horas por dia.

Se fosse tão simples, o ideal seria você recriar sua configuração normal de escritório em casa. Na realidade você pode ter um orçamento apertado, espaço limitado ou crianças circulando em torno de você todo o tempo ou todos os três ao mesmo tempo. Seja qual for o caso, você ainda pode estabelecer um ambiente ergonômico para o seu home office.

Disponibilizamos 6 dicas para otimizar seu espaço de trabalho para que você possa produzir sem se preocupar com dores ou desconforto.

1 – Mova-se regularmente
Mesmo com o escritório perfeito configurado, você não deve ficar sentado em uma cadeira o dia todo.
Mude de posição, faça Ginástica Laboral e ajuste sua cadeira quando necessário. Tente fazer uma mudança a cada 25-30 minutos.
Você também pode alternar entre sentar-se e ficar em pé ao longo do dia. Nosso corpo não foi ‘feito’ para ficar na mesma posição várias horas seguidas.

2 – Inclua pausas na rotina

Faça também intervalos ao longo da jornada. O ideal é fazer pausas curtas, espaçadas e fora da cadeira. Oito minutos já são considerados como pausa suficiente para recuperar até uma hora de trabalho. Aproveite este momento para interagir com a família.

3 – Queixo para cima
Existem algumas mudanças que você pode fazer em seu home office ergonômico para o pescoço, como:
• Ajustar a posição do seu monitor;
• Manter a região do centro da tela, no nível dos olhos;

• Usar headset se usa muito o telefone;
• Usar um fone de ouvido, se possível.

Para manter o monitor no nível dos olhos, utilize um suporte adequado para elevá-lo a um melhor localização. O mesmo vale para usuarios de notebook.

3 – Descanse seus olhos
Faça frequentes pausas para sua visão, desviando o olhar da tela regularmente. Certifique-se de que o seu home office ergonômico seja bem iluminado e sem reflexos na tela do monitor.

4 – Aperfeiçoe sua postura
Sem perceber, você pode começar a se inclinar em direção à tela.

Para evitar problemas nas costas, você precisa melhorar sua postura.
Lembre-se de sentar-se totalmente para trás na cadeira. O ângulo ideal de suas pernas é entre 90º a 100º. Ajustar a posição dos braços também conta, e um grande aliado nesse momento é um suporte ergonômico para teclado, que corrige a angulação de seus braços e punhos e os deixa na posição ergonomicamente correta.

5 – Mantenha os braços fechados
Evite sentar-se muito longe do teclado e do mouse. Se esticar muito para digitar pode prejudicar músculos por todo o corpo. Mantenha os cotovelos confortavelmente próximos ao centro do corpo.

6 – Reposicione sua cadeira
Considere uma cadeira confortável que o impeça de se inclinar e se esforçar. Considere também que sua postura e o posicionamento correto das suas pernas e costas, pode se beneficiar ainda mais com o uso de um apoio para pés. Principalmente, se você:

1) Não consegue apoios totalmente a planta dos seus pés no chão;

2) A região traseira da sua coxa, fica ‘forçada’ contra a cadeira.

Seus pés precisam ficar totalmente apoiados no chão, ao mesmo tempo sem forçar suas coxas contra o assento da cadeira (suas pernas precisam ficar relaxadas).

Nestes casos acima, provavelmente você precisa de um apoio para pés.

#ergonomiaemhomeoffice

STILL NOT SURE WHAT TO DO?

We are glad that you preferred to contact us. Please fill our short form and one of our friendly team members will contact you back.

Form is not available. Please visit our contact page.
X
CONTACT US