Tanto a corrida quanto a caminhada são muito benéficas para a saúde, aumentam a produção de endorfinas que trazem a sensação de bem-estar e ajudam a melhorar a nossa condição física, preveni doenças cardiovasculares, reduz o estresse e melhora o tônus muscular.
O primeiro passo para começar a correr é investir na caminhada. Andar é essencial para preparar o corpo de quem deseja apertar o ritmo depois, aumentando a velocidade gradativamente até encontrar o nível mais confortável. Se ainda faltar condicionamento físico, é melhor caminhar mais tempo do que correr. Uso de um bom calçado e alongamento é necessário.
A corrida além de ajudar a queimar mais calorias, ajuda a diminuir o apetite, favorecendo ainda mais o emagrecimento. Estudos comparados entre o consumo de dois grupos de participantes após a prática de uma hora de exercício, tendo metade caminhado e a outra corrido, o resultado obtido foi que as pessoas que caminharam consumiram em média após a atividade 50 calorias a mais do que gastaram, enquanto que os que correram comeram 200 calorias a menos do que gastaram no treino. Essa diferença se deve à ação de um hormônio que ajuda inibir o apetite e que tem sua produção aumentada com a corrida.
Isso não significa que o hábito de caminhar perdeu a sua importância. Mas se a sua meta é emagrecer, é preciso praticá-la de maneira eficaz e com maior intensidade (inclinação e aumento de velocidade).
Boa corrida ou caminhada.